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Google Meu Negócio: mais importante do que nunca

Perfil da Empresa do Google

O Google Meu Negócio não é mais opcional – é parte essencial da presença on-line de qualquer empresa e, muitas vezes, o primeiro lugar onde os clientes procuram informações atualizadas sobre um negócio.

Se seus clientes quiserem saber seu novo horário de funcionamento, você pode apostar que eles provavelmente não abrirão as páginas amarelas. Em vez disso, eles vão ao Google com o nome da sua empresa e verificarão o painel direito para obter as informações de que precisam. Se não estiver lá, eles podem procurar em outro lugar.

 

 

 

O que você aprenderá neste artigo

  • O que é o Google Meu Negócio
  • Porque ter uma conta é importante
  • Onde as informações são exibidas
  • Quais informações necessárias para preenchimento
  • Como aproveitar para promover seu negócio e gerar leads
  • Como coletar avaliações de seus clientes para se destacar na pesquisa
  • Dicas sobre como tratar as avaliações
  • Como responder os comentários, principalmente se houver algum negativo
  • Checklist de verificação de sua ficha no Google Meu Negócio do Google
  • [Bônus]: Como ampliar ainda mais sua visibilidade com anúncios pagos

 

 

 

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e fácil de usar que ajuda as empresas a gerenciar sua presença e aparência on-line na Pesquisa Google e no Google Maps.

Ele permite que você crie o perfil de sua empresa e se conecte com clientes nas plataformas do Google.

Quando usado corretamente, essa ferramenta ajuda a aumentar sua receita e fornece informações valiosas sobre sua base de clientes.

Você terá um local onde fornecerá as informações necessárias de que os clientes precisam para visitar seu site ou loja, entrar em contato com sua empresa ou fazer uma compra.

 

 

 

Porque ter uma conta no Google Meu Negócio é importante?

O Google é o mecanismo de busca mais popular do mundo, com uma impressionante participação no mercado de busca de mais de 70%.

Considere, por exemplo, estas métricas da HubSpot:

  • Quase metade de todas as pesquisas do Google buscam informações sobre empresas locais;
  • Aproximadamente 72% dos consumidores que fazem uma pesquisa local visitarão uma empresa local a menos de 8 km de suas casas;
  • Mais de 97% dos consumidores aprendem mais sobre empresas locais online do que por meio de qualquer outra fonte;
  • 88% dos consumidores que fazem pesquisas on-line por empresas locais em smartphones ligam ou visitam essa empresa 24 horas após a pesquisa;
  • O Google Meu Negócio é responsável por cerca de 25% de sua classificação de pesquisa local de SEO – mais do que links ou comentários sobre estratégias de SEO na página

Criar uma conta no Google Meu Negócio facilita a promoção de seu negócio e fornece informações cruciais para seu mercado alvo. Ele oferece às marcas um meio simples, mas eficaz, de atrair clientes por meio da busca.

 

 

 

Onde as informações do Google Meu Negócio são exibidas?

Se você já pesquisou o nome de uma empresa, geralmente verá um painel que contém informações importantes que os clientes desejam saber sobre as empresas locais, sendo exibido primeiro.

Estando no celular, geralmente será o melhor resultado antes dos resultados orgânicos. Se você estiver no computador, ele será exibido à direita dos resultados da pesquisa orgânica e paga.

 

 

 

Quais informações preciso para preencher meu Google Meu Negócio?

  • Contato: junto com um endereço de e-mail, você também deve adicionar seus números de telefone à sua conta;
  • Endereço: o endereço da sua empresa é a informação central da sua inscrição. Também é possível inserir vários locais para o Google Meu Negócio;
  • Fotos: a conta oferece a você a oportunidade de apresentar amplamente sua empresa com fotos;
  • Logotipos: para poder organizar claramente a sua empresa, é possível adicionar logotipos. Eles também são mostrados nos resultados de pesquisa correspondente;
  • Palavras-chave (categoria): as palavras-chave da entrada do Google Meu Negócio são compostas pelas respectivas categorias. Apenas categorias sugeridas pelo Google podem ser usadas. As categorias selecionadas, no entanto, ajudam a decidir se sua empresa será exibida nos resultados da pesquisa.

 

 

Os três principais benefícios do Perfil da Empresa do Google são: maior visibilidade na pesquisa, melhor experiência de compra para compradores e mais tráfego para seu site, redes sociais e lojas físicas.

 

 

 

Como aproveitar o Perfil da Empresa do Google para promover seu negócio e gerar leads

Para aproveitar os benefícios dessa ferramenta é necessário ter um perfil de destaque, e para conquistar isso as principais ações incluem:

  • Atualize o perfil da sua empresa a todo momento;
  • Faça o download do aplicativo Perfil da Empresa do Google e edite seu perfil em qualquer lugar;
  • Exiba seus produtos e serviços por meio de recursos visuais;
  • Forneça várias fotos e vídeos envolventes de suas ofertas para atrair os usuários;
  • Atrair o interesse do cliente, incentivando-os a escrever comentários;
  • As empresas com comentários positivos em seus perfis podem se beneficiar de taxas de cliques e de conversão mais altas;
  • Obtenha e analise os dados detalhados que o Perfil da Empresa do Google traz para o seu negócio.
  • Acompanhe as visitas ao site e as ligações, entre outros;
  • Compartilhe as últimas ofertas de sua empresa por meio de textos, fotos ou vídeos.

 

 

 

Colete avaliações de seus clientes para se destacar na pesquisa

Em primeiro lugar, se você quiser ter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa e mapas, colete avaliações.

Segundo, as avaliações atuam como sinais do mundo real do que as pessoas realmente pensam sobre uma empresa e são um fator chave quando se trata de classificação na pesquisa local.

Além disso, eles atuam como prova social para seus clientes em potencial e os ajudam a tomar uma decisão sobre fazer negócios com você ou não.

A melhor maneira de coletar avaliações é solicitá-las. Procure clientes que você sabe que estão satisfeitos com seu produto ou serviço.

Para facilitar a coleta de avaliações, configure um modelo de e-mail, mas certifique-se de personalizá-lo sempre que possível antes de enviar!

As avaliações do Google Meu Negócio são um recurso importante da sua presença on-line, e a quantidade e a qualidade das avaliações podem aumentar as classificações de pesquisa local.

 

Aqui damos algumas dicas sobre como tratar as avaliações:

  • Classificações perfeitas de 5 estrelas diminuem a confiança e a credibilidade;
  • Se sua empresa tiver uma classificação de 5 estrelas impecável, aproveite e obtenha mais avaliações!
  • Concentre-se no LTV – Life Time Value. Um cliente existente é mais lucrativo do que um novo cliente. Responder a comentários transforma clientes normais em clientes leais;
  • As críticas são um diálogo entre o revisor e o leitor. Opiniões e comportamentos de outras pessoas afetam o comportamento de compra;
  • As pessoas escrevem comentários se quiserem fazer parte de algo. O desejo de formar e manter laços sociais está entre os motivos humanos mais poderosos;
  • Percepções que você pode aprender com as avaliações: atendimento ao cliente, facilidade de uso, experiência com produtos e serviços, tempos de envio, capacidade de resposta e qualidade.

 

 

 

Responda os comentários, principalmente se houver algum negativo

Seja bom ou ruim (especialmente o ruim) – certifique-se de responder a todos os comentários para que seu cliente saiba que você está falando sério sobre eles e sua experiência com o seu negócio.

Receber críticas negativas é uma coisa boa! Você não vai agradar a todos e eles ajudam a fazer as mudanças adequadas para melhorar seus serviços / produtos.

Isso também ajudará outros clientes a criar confiança em você como marca. Certamente reconhecer e agradecer aos clientes que deixaram uma boa avaliação, pois mostra um nível de envolvimento no estágio pós compra.

Por fim, você pode usar seus comentários como uma oportunidade de melhorar seu negócio; aprenda o que as pessoas gostam e o que não gostam e melhore. Os comentários são dados valiosos para uma empresa.

 

 

 

Checklist de verificação de sua ficha no Google Meu Negócio

Solidificar sua classificação positiva na parte superior da página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) do Google dá à sua empresa um tipo diferente de credibilidade que vai além do simples marketing boca a boca.

Não se trata necessariamente de atrair mais clientes. Trata-se de trazer os clientes certos para sua empresa. Quando os clientes em potencial podem encontrar facilmente a localização da sua empresa e as informações de contato no Google, você atrai um cliente de melhor qualidade.

 

Certifique-se de que você se está na categoria correta

Nem todas as empresas se qualificam para fichas do Perfil da Empresa do Google. Resumindo, você precisa de um local físico para sua empresa para verificar sua empresa no Perfil da Empresa do Google. Existem algumas exceções, mas na maioria das vezes, as listagens do Perfil da Empresa do Google são para empresas tradicionais off-line.

 

Faça a verificação das informações da sua empresa

A verificação significa que você assinou com o Google que este é realmente seu negócio. O principal método de verificação no Brasil é o cartão postal, mas também pode ocorrer por e-mail ou telefone. Você precisará de um local físico para o qual o Google possa enviar a carta de verificação.

 

Adicione o nome da sua empresa da melhor forma possível

É essencial adicionar o nome da sua empresa como aparece na vida real. Não gere spam, forçando palavras com caixa alta ou excesso de palavras-chave, pois isso fará com que você seja expulso do Perfil da Empresa do Google. Represente o nome da sua empresa de forma precisa e justa.

 

Escolha as melhores categorias para descrever sua empresa

O Perfil da Empresa do Google permite que você escolha uma categoria principal e até nove categorias secundárias. Você deve escolher a melhor categoria do Perfil da Empresa do Google para descrever sua empresa. A categoria principal afeta diretamente a sua classificação na pesquisa local.

 

Indique o seu horário comercial

Algumas empresas começam com intenções ambiciosas e estenderam o horário comercial. Com o tempo, no entanto, a empresa pode encurtar o horário de funcionamento por vários motivos. Informar o horário comercial preciso evita que isso aconteça.

 

Não se esqueça de adicionar um número de telefone

Repetidamente, as empresas não adicionam um número de telefone. Às vezes, uma empresa deixa intencionalmente o campo do número de telefone em branco porque não deseja interagir com o público e atender chamadas.

 

Inclua seu site

Se você não tem um site, contrate o desenvolvimento de um (nós aqui na Audatia vamos lhe ajudar com isso). O Google leva em consideração todos os tipos de fatores para escolher os melhores resultados para SERPs. Operar um site para sua empresa pode beneficiar sua reputação de maneiras que você não pode imaginar. O site é um dos maiores fatores de classificação na pesquisa local. Não dependa apenas das redes sociais. Obtenha um site e inclua-o no Perfil da Empresa do Google.

 

Direcione os clientes para o link de agendamento

O link de agendamento simplesmente se refere a outro método de contato no Google Meu Negócio. É visível publicamente para os seus clientes, que podem utilizar qualquer tipo de sistema de marcação de consultas ou deixar uma simples mensagem através do formulário de contacto.

 

Descreva minuciosamente sua empresa

Os proprietários de negócios mais bem-sucedidos podem descrever suas empresas de trás para frente. O ideal é manter sua descrição em torno de 700-750 palavras. Use o máximo de espaço livre possível.

 

Indique todos os produtos e serviços que você oferece

Hoje, o Google apresenta produtos (também por meio de postagens) e serviços (no celular), o que oferece uma ótima maneira de direcionar os clientes para sua empresa em relação aos concorrentes.

 

Publique fotos e vídeos em alta resolução

As primeiras impressões são tudo no negócio. O upload de fotos e vídeos em alta resolução mostra ao Google que você se preocupa com sua empresa e sabe como atrair pessoas. Certifique-se de que o logotipo da empresa esteja em destaque na foto da capa principal.

 

Habilite o recurso de mensagens

Semelhante a incluir seu número de telefone, você deseja que os clientes possam entrar em contato com você de várias maneiras. Ao ativar o recurso, você receberá outro botão “solicitar um orçamento” abaixo do nome na ficha.

 

Preste atenção às avaliações

As avaliações desempenham um grande papel na otimização de mecanismos de pesquisa locais modernos. Eles estão principalmente conectados às taxas de cliques. Nós todos sabemos isso. Queremos apenas fazer negócios com empresas de grande reputação na nossa vizinhança e na Internet. Avaliações excelentes de alta qualidade podem levar a uma taxa de cliques mais alta, o que significa automaticamente mais negócios.

 

Escreva postagens e atualizações regularmente

O Google Meu Negócio permite que você poste atualizações em seu perfil. Eventos especiais, ofertas e lançamentos de novos produtos são três exemplos de coisas sobre as quais você pode escrever.

 

Aproveite o site de negócios do Google

Caso não esteja usando seu próprio domínio, você pode usar o site de negócios do Google. Você pode encontrar o site da empresa em “site” na barra lateral esquerda, no entanto, se você tiver seu próprio domínio configurado, poderá usar o site de negócios do Google para criar um backlink do GMB para seu site de negócios original.

 

 

 

Bônus: Amplie ainda mais sua visibilidade com anúncios pagos nas listagens do Google Meu Negócio

Um perfil no Perfil da Empresa do Google também pode ser vinculado a uma conta do Google Ads. Ao vincular o Perfil da Empresa do Google às suas campanhas de tráfego pago, seus anúncios são qualificados para exibição nos resultados locais.

Desta forma, podem ser colocados anúncios orientados localmente, que mostram aos usuários o endereço do fornecedor.

Com um smartphone, os usuários podem clicar neste endereço para que o Google Maps seja aberto. Lá as partes interessadas possam ter imediatamente a rota para o provedor exibida para eles.

Uma importante ferramenta de otimização para especialistas em tráfego pago são as extensões de local de anúncio. As extensões de local são um recurso do Google Ads que permite exibir dados de localização da empresa, como seu endereço, com seus anúncios para aumentar a probabilidade de alguém realizar uma ação.

Acima de tudo, as extensões de local são especialmente importantes para empresas locais que buscam atrair clientes que podem estar ao virar da esquina em busca de uma solução local para seus problemas.

A Audatia é especialista em tráfego pago e se você precisa de orientações para promover sua ficha no Google Meu Negócio, fale conosco. Vamos fazer uma análise e explicar como nossos serviços fazem nossos clientes chegar ao topo das pesquisas locais para ajudar seus negócios a crescer.

 

 

 

Não perca as vantagens do Google Meu Negócio

Com tudo isso a ganhar, não há dúvida de que o Perfil da Empresa do Google tem potencial para gerar alto tráfego e oportunidades para o seu negócio.

Certifique-se de que sua empresa tenha uma página do Google Meu Negócio atualizada e detalhada. Se você não dedicou tempo para criar e otimizar um, está perdendo uma das melhores maneiras gratuitas de aparecer nos resultados de pesquisa do Google.

Se você deseja saber mais sobre o Google Meu Negócio e sobre SEO local, porque não fazer uma consulta gratuita com um membro da equipe da Audatia?

 

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