E-mail transacional é um tipo de e-mail automatizado e personalizado enviado a um destinatário acionado por eventos, interações ou preferências em um serviço ou aplicativo.
São mensagens que empresas precisam enviar para facilitar uma transação ou fornecer um produto ou serviço, conforme solicitado pelo cliente.
Sua empresa pode usar esses e-mails para comunicar informações importantes aos seus clientes. Neste artigo iremos além da definição de e-mail transacional, pois daremos muitos exemplos.
A diferença entre e-mails de marketing e e-mails transacionais
Como a palavra sugere, os e-mails transacionais facilitam uma transação. Eles são enviados quando um usuário inicia uma consulta ou transação. Por exemplo, definir uma senha ou fazer uma compra online.
E-mails de marketing geralmente são enviados para promover um produto, marca, o foco principal dos e-mails de marketing é gerar receita para a organização.
Por que enviar e-mails transacionais?
Um dos principais objetivos do envio de emails transacionais é conectar e comunicar informações importantes aos clientes. Uma ótima experiência do cliente começa com uma excelente comunicação.
Tipos de e-mails transacionais
- E-mails de boas-vindas
- Recibos e Confirmações
- Redefinições de senha
- Notificações da conta
- Suporte e comentários
Os tipos muito conhecidos desses e-mails são mensagens de boas-vindas, recibos e confirmações. Estes acontecem após a transação. Quando os clientes recebem um e-mail contendo informações sobre uma compra que fizeram online, geralmente é uma confirmação de pedido ou um recibo.
Esses e-mails lembram os clientes de tentativas de pagamento com falha, outros alertas relacionados à conta. Esses e-mails fornecem atualizações sobre as faturas ou a desativação da conta por exemplo.
Redefinições de senha contém informações explicitamente solicitadas pelos usuários. As solicitações são urgentes e os usuários esperam que esses e-mails cheguem imediatamente.
E-mails de carrinhos abandonados e reativações também são exemplos de e-mails transacionais. Quando os clientes enchem seus carrinhos, mas não terminam de finalizar a compra, eles podem receber um e-mail automático lembrando-os dos itens que abandonaram.
Mensagens baseadas em suporte ajudam ambas as partes auxiliando no processo de comunicação e notificando cada parte sobre atualizações de status. Assim como as solicitações de suporte, o feedback também pode ajudar a manter a experiência do cliente positiva.
Utilize e-mails transacionais para crescer suas vendas
O email transacional pode beneficiar qualquer negócio. Ele gera confiança e fidelidade do cliente por meio de personalização e comunicação excepcional. Impulsiona as vendas e o engajamento por meio de gatilhos comportamentais.
Em última análise, esses e-mails ajudam as empresas a oferecer uma ótima oferta de experiência que não é apenas ótima para seus clientes, mas também ótimo para seus resultados financeiros.
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